terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O que é o Mountain Bike ?


O mountain bike teve início por volta da década de 1970 quando jovens californianos desciam montanhas americanas a toda velô. As bicicletas foram adaptadas para subir e descer essas montanhas. O primeiro campeonato foi o Repack Downhill, um tipo de downhill realizado nos finais de semana em Mount Tamalpais na Califórnia.

As 6 categorias principais do mountain bike são: Downhill, Cross Country, Dual Slalom, Freeride, Uphill e Trial.
O Downhill é formado apenas por descidas, sendo as pistas bem íngrimes e técnicas, com diversos obstáculos.
O Cross Country é uma prova de longa distância, geralmente com mais de 30 Km, como se fosse um enduro com várias subidas e descidas. Esta é a prova mais tradicional do mountain bike.
O Dual Slalom normalmente é realizada com dois competidores correndo ao mesmo tempo em pistas paralelas e praticamente idênticas.
No Freeride as bikes são uma mistura das de downhill que são confortáveis e as de cross country que são bastante práticas e leves.
No Uphill as bikes são muito leves pois essa categoria é formada apenas por subidas.
Já o Trial é uma categoria com grandes obstáculos como escadas, carros e latões de lixo.

Para se praticar mountain bike a bicicleta tem que ser apropriada para o esporte, podendo contar com ciclocomputadores para contagem de quilômetros, velocidade e tempo, câmeras de ar, bomba para encher pneuolas adesivas, ferramentas etc.

O mountain bike é atualmente praticado em quase todo o mundo com numerosos aficcionados que prestigiam e incentivam o crescimento do esporte.

 

0 comentários:

Postar um comentário