sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Conceito da mecânica



Mecânica é uma questão de estado de espírito.

Boa parte dos mecânicos simplesmente apertam e soltam parafusos e com isto dão um "jeitinho" na bicicleta. A maioria nunca viu um manual da peça ou da bicicleta, não sabe que há diferença de medidas entre simples chaves de fenda, que há um torque (medida de pressão) correto, e sequer entendem porque tem que entregar o trabalho final limpo, perfeito e bem apresentado.


Há vários tipos de mecânico, o profissional, amador, o eu-mecânico, o quebra galho, mas há um mesmo espírito que os une: fazer as coisas funcionarem bem.

Não importa se você quer abrir uma oficina ou bicicletaria, ou ainda se quer simplesmente ter sua própria bicicleta sempre perfeita, dê um passo por vez, com calma. O resultado sempre chega.

fazer mecânica

É ótimo ter conhecimento sobre mecânica até porque acaba refinando a forma de conduzir a própria bicicleta. A máxima "ciclismo é a arte da suavidade", que é repetida exaustivamente pela Escola de Bicicleta, só pode ser alcançada quando o ciclista tem um conhecimento completo do processo, o que inclui conhecer a própria bicicleta.


A primeira atitude para entender o que é mecânica de bicicleta é ter uma bicicleta minimamente decente. Não desejo para ninguém as surras que tomei nos meus primeiros anos de ciclista e pseudo-mecânico. Apanhei porque me recusei a ouvir gente com experiência que sempre me dizia que aquela bicicleta não valia nada. Quando tive minha primeira bicicleta de qualidade entendi que eu tinha capacidade para fazer mecânica e que pseudo mesmo era aquela bicicleta "bonitinha, mas ordinária", como diria Nelson Rodrigues.


Quer aprender mecânica? Então tenha em mãos uma bicicleta que mereça ser chamada de bicicleta.


Fazer mecânica é possível para qualquer um, basta querer. O mais importante é desmistificar e acalmar-se para entender como funciona. Procedimento é absolutamente tudo.

Em mecânica não existe mágica, existe um procedimento lógico que normalmente é simples. Depois de um pouco de prática, controlada a ansiedade, é possível aplicar a mesma forma de pensar e agir em toda e qualquer coisa que se vá consertar. Se ainda tiver dúvidas olhe o manual ou desenho técnico do equipamento, disponíveis na Internet.


Tenha claro que praticamente tudo no nosso dia a dia é criado para ser manipulado por gente como você e não por astronautas, cientistas, marcianos e lunáticos. Principalmente no ramo das bicicletas a coisa toda é muito simples pois os fabricantes têm que levar em consideração o nível geral do mercado, que é bem simples.


Bicicleta é simples, feita de poucas peças e componentes, o que faz sua mecânica também simples.


O que interessa mesmo em mecânica é o procedimento correto e o melhor resultado possível, e porque não a perfeição. Não importa muito saber todos os nomes de peças, ferramentas, componentes... Interessa realizar o correto e o correto é simples.


Como fazer? Olhe, toque, sinta, olhe de novo, teste, descubra as diferenças por si só, cometa erros sem cometer crimes, aprenda a acertar sem ter medo de errar. Pergunte aos mais experientes, crie um grupo de conhecidos ao qual possa recorrer, perguntar, trocar informação com confiança. Permita-se "crescer".


Tudo que temos em volta, da bicicleta à geladeira, da televisão ao computador, tem uma mecânica envolvida que foi construída em cima de um procedimento padrão, uma forma de pensar as ações com uma seqüência lógica, um procedimento sensato. Talvez o mecânico de carro ou de geladeira tenha a resposta correta pois tudo funciona sobre a mesma base lógica.


Sempre há o que aprender. São pouquíssimos os que de fato tem conhecimento para valer e a maioria destes chegou lá com o tempo, com a experiência. Há os que nasceram com o dom, o que é raro e não deve ser tomado como exemplo, mas como referência. A maioria dos mecânicos é um simples mortal, como nós.


É muito importante reforçar que habilidade é algo que se treina e que a qualidade do mecânico aparece pelo seu esforço diário e constante na busca da perfeição. Aliás, como tudo nesta vida. É preferível um mecânico menos habilidoso, mas sério, disciplinado, consciente e com resultados positivos, do que um mecânico que sabe que é bom, mas acredita que isto baste e de vez em quando cometa alguma besteira.


Saiba reconhecer seus limites. Vá até onde sua capacidade permite ir no momento. Um passo por vez.


Enfim, fazer mecânica de qualidade é sobre tudo uma questão de postura.








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